Seja bem-vindo. Hoje é

BIODICA 4

1- Adapatações dos répteis ao meio terrestre:

- ovo com casca resistente ( calcária )


- presença de amnio ( anexo embrionário que contém o líquido amniótico que protege o embrião contra o ressecamento ) levando-os à independência da água para a reprodução


- excreção de ácido úrico, pois é praticamente insolúvel em água


- pele grossa e seca devido à grande quantidade de queratina ( proteína impermeabilizante)


- ectotérmicos, variando a temperatura corporal de acordo com a do meio

2- Hormônios vegetais:


- Auxinas : . promovem o crescimento do caule e da raíz


. o principal é o AIA ( ácido-indolil-acético ) produzido no ápice do caule e é inibido pela luz


. se um caule é iluminado lateralmente, ele crescrá para o lado da luz, pois o lado iluminado terá a auxina inibida e o lado não iluminado terá auxinas ativadas e promoverá o alongamento das células do caule fazendo com que ele se curve para o lado da luz


. baixa concentração de auxina promove o crscimento da raíz e alta concentração de auxina promove o crescimento do caule


. se você fizer uma marca no caule de uma árvore jovem, essa marca permanecerá na mesma posição mesmo com a árvore tendo crescido, pois o caule cresce somente no ápice devido à auxina, onde é produzida. Ex.: uma marca a 20 cm do solo em um caule jovem estará na mesma altura daqui a 20 anos, mesmo que a árvore tenha atingido metros de altura.

Outros efeitos das auxinas:


- controlam o tropismo ( fototropismo e o gravitropismo ou geotropismo )


- dominância apical : auxina provoca a dormência das gemas laterais. Se o ápice do caule for retirado as gemas laterais se desenvolvem formando ramos, flores e folhas laterais. ( PODA )


- desenvolvimento de raízes adventícias e frutos partenocárpicos ( frutos sem sementes )


- Frutos Partenocárpicos são formados adicionando AIA ao pistilo da flor antes da fecundação, promovendo o desenvolvimento do ovário antes da formação de sementes.


- estão relacionaos à queda de folhas ou danificadas, flores e frutos ( abscisão )


- também podem atuar como herbicidas ( auxinas sintéticas )

3- Relações ecológicas:


- Amensalismo : quando uma determinada espécie libera toxinas no meio impedindo o desenvolvimento de outras espécies. Ex.: Maré vermelha causada pelas algas Pirrófitas.


- Esclavagismo : certas espécies de formigas capturam as larvas e a pupa de outra espécie de formiga. Quando as formigas capturadas crescem, elas passam a trabalhar para as formigas que as capturaram. É um tipo específico de parasitismo.


- Sinfilia : é o que ocorre com a formiga e o pulgão. O pulgão se alimenta de seiva retirada de vegetais e elimina os restos na forma de um líquido açucarado pelo ânus. A formiga se alimenta dese líquido e ao mesmo tempo protege o pulgão contra seu predador natural , a joaninha. Portanto, é um caso específico de protocooperação.

- DIFERENÇA ENTRE PLANTA PARASITA E HEMIPARASITA:


. Parasita : é o caso do cipó-chumbo que possui raízes sugadoras ( HAUSTÓRIOS ) que sugam a seiva orgânica do floema da planta hospedeira sobre a qual se desenvolve o cipó-chumbo.


. Hemiparasita : é o caso da erva-de-passarinho cujos haustórios penetram até o xilema, retirando apenas a seiva bruta ou inorgânica ( água e sais minerais ). A erva-de-passarinho produz seiva elaborada não necessitando da planta hospedeira totalmente para sua nutrição.

4- SPLICING:


È o processo que envolve a retirada de segmentos inativos ( íntrons ) do pré-RNA-m ( forma não definitiva do RNA-m que acabou de ser trnscrito ) e promovendo a união dos segmentos ativos ( éxons ). Dessa forma é formado o RNA-m na forma funcional para a síntese protéica.

5-Osmorregulação em peixes:

PEIXES ÓSSEOS MARINHOS : são hipotônicos em relação à água do mar. Portanto, eles perdem água constantemente. Para compensar, eles bebem água e urinam pouco.


O excesso de sais é eliminado pelas brânquias por transporte ativo.

PEIXES DULCÍCOLAS : são hipertônicos em relação ao meio. Portanto, eles absorvem água constantemente. Para evitar a turgência de suas células, eles urinam abundantemente. Já que eles perdem sais pela urina,os absorvem pelas brânquias por transporte ativo.

PEIXES CARTILAGINOSOS : acumulam uréia no sangue se tornando praticamente isotônicos em relação ao meio ( UREMIA FISIOLÓGICA ).

6- Lembre-se: que antibióticos não atuam sobre vírus. Os antibióticos agem como agentes selecionadores de bactérias genéticamente resistentes às doses desses medicamentos.

7- COAGULAÇÃO SANGUÍNEA:


Um vaso sanguíneo sofre uma lesão. No local da lesão, as plaquetas e as células do tecido lesado liberam tromboplastinas (enzimas) que na presença de íons cálcio e da vitamina K promovem a ativação de uma proteína plasmática , denominada protrombina. A protrombina se converte em trombina (proteína ativa). A trombina catalisa a conversão de outra proteina denominada fibrinogênio em fibrina ( proteína ativada ). A fibrina forma uma rede protéica onde se prendem glóbulos sanguíneos, formando , dessa maneira, o coágulo.

8-Movimentos vegetais:

TROPISMO: movimento de curvatura do vegetal em direção ao estímulo.


Pode ser : FOTOTRPISMO ( estímulo é a luz ) : caule + ; raiz -


GRAVITROPISMO ou GEOTROPISMO ( estímulo é a gravidade ) caule - ; raiz +


TIGMOTROPISMO : verificado nas gavinhas ( ramos modificados que fixam o caule em um suporte qualquer


QUIMIOTROPISMO : verificado com o tubo polínico em direção ao óvulo

TACTISMO: movimento vegetal de deslocamento em direção ao estímulo.


Ex.: Em algas Euglenófitas, o estígma orienta essas algas em direção à luz para realizarem fotossíntese ( Fototactismo )


Nas Briófitas e Pteridófitas, o anterozóide se desloca em direção à oosfera ( quimiotactismo ).

NASTISMO: movimento independente da direção do estímulo.


Ex.: Movimento dos folíolos da Dormideira ou Mimosa ou Sensitiva que, quando tocados se movimentam para cima, devido à perda de água de suas células. ( SISMONASTISMO )

9- RESPIRAÇÃO :


O CO2 é transportado pelo sangue da seguinte forma :


Nas hemácias o CO2 combina-se com a H2O formando H2CO3 ( ácido carbônico ) sob a ação da enzima anidrase carbônica. O H2CO3 se dissocia formando íons H+ e


HCO3- ( bicarbonato) que se difunde no plasma.


Os íons H+ e HCO3- no pulmão se combinam formando novamente H2CO3, também sob a ação da anidrase carbônica. O H2CO3 se dissocia e forma CO2 e H2O que são eliminados na respiração.

10- FUNÇÕES DO FÍGADO:


- Armazenar glicose na forma de glicogênio


- Armazenar vitaminas ( A,D,B12)


- Ureogênese ( transformação da amônia em uréia )


- Formação da bile,que emulsiona gordura


- Promove o metabolismo de substâncias tóxicas ao organismo ( Ex.: álcool )


- Forma proteínas, como por exemplo, o fibrinogênio presente no sangue.

11- DIVISÃO CELULAR:


- Metáfase: melhor fase para visualização dos cromossomos, pois estão no grau máximo de espiralização e cada cromossomo se encontra preso às fibras do fuso na região mediana da célula formando a Placa Equatorial ou Metafásica.

- Anáfase da mitose: ocorre separação das cromátides irmãs devido à divisão do centrõmero dos cromossomos. Dessa forma, são formados cromossomos irmãos que migram para pólos opostos da célula ( migração dos cromossomos irmãos ). Tal processo é que explica o fato da mitose manter o nùmero de cromossomos igual nas células filhas.

- Crossing-over: processo de troca de segmentos entre cromossomos homólogos e que promove a variação genética na espécie. Tal processo ocorre na Prófase I da Meiose I.

- Anáfase I da Meiose I : ocorre a migração dos cromossomos homólogos para pólos opostos da célula. Cada cromossomo migra com 2 cromátides, pois não ocorre separação das cromátides irmãs ( não ocorre divisão dos centrômeros ). Tal processo é que explica a redução do número de cromossomomos para a metade.

- Anáfase II da Meiose II : ocorre migração dos cromossomos irmãos para pólos opostos, assim como na mitose, pois ocorre divisão dos centrômeros.

- Na mitose, as células formadas são genéticamente iguais à célula de origem e na meiose, as células formadas são diferentes em relação à célula de origem devido ao crossing-over.

- Mitose vegetal : acêntrica; anastral e citocinese centrífuga ( complexo golgiense promove a formação da lamela média, primeira estrutura de divisão da célulavegetal)

- Mitose animal: cêntrica; astral e citocinese centrípeta

12- EVOLUÇÃO:

Órgãos homólogos: por terem a mesma origem embrionária, indicam divergência adaptativa

Órgãos análogos : por terem origem embrionária diferente, indicam convergência adaptativa.

Um comentário: