Seja bem-vindo. Hoje é

EXERCÍCIOS

Questões discursivas.



1-Atualmente, muitas pesquisas mostram, cada vez mais, que a dieta pode influenciar no humor, na memória e até na motivação do indivíduo. Baseando-se nessa idéia, é possível explicar o porque de tantas pessoas que sofrem de ansiedade, stress e depressão encontrem na comida uma forma de superar tais transtornos. Alimentos como doces, principalmente o chocolate, pães e massas são considerados importantes no alívio desses males. Explique de que maneira tais alimentos podem ajudar o indivíduo quanto a esses problemas e cite um tipo de nutriente que não é adequado para esses casos, justificando sua resposta.


RESP.: Os carboidratos, presentes em doces, pães e massas, apresentam um efeito calmante,pois estimulam a síntese do neurotransmissor serotonina que tem a ação de dar a sensação do bem estar, do prazer ao indivíduo. Proteínas e ácidos graxos estimulam a síntese de dopamina e noradrenalina que aumentam a vivacidade.As gorduras,não são indicadas para esses casos,pois levam o indivíduo à letargia, ao raciocínio lento e ao stress.As gorduras inibem a síntese de neurotransmissores no organismo.


2-(Ufc) Os esteróides são lipídios bem diferentes dos glicerídeos e das ceras, apresentando uma estrutura composta por quatro anéis de átomos de carbono interligados. O colesterol é um dos esteróides mais conhecidos, devido à sua associação com as doenças cardiovasculares. No entanto, este composto é muito importante para o homem, uma vez que desempenha uma série de funções. Complete os quadros a seguir com informações sobre este composto.
a) Duas principais funções do colesterol:
b) Duas origens do colesterol sangüíneo:


RESP.:
a) As duas principais funções do colesterol são: participar da composição estrutural das membranas dos animais e ser precursor de hormônios sexuais (estrógenos, andrógenos e progesterona).
b) O colesterol sangüíneo tem origem endógena ou exógena (proveniente da dieta).


3-(Unesp) Os açúcares complexos, resultantes da união de muitos monossacarídeos, são denominados polissacarídeos.
a) Cite dois polissacarídeos de reserva energética, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal.
b) Indique um órgão animal e um órgão vegetal, onde cada um destes açúcares pode ser encontrado.


RESP.:
a) Polissacarídeo de reserva animal: Glicogênio
Polissacarídeo de reserva vegetal: Amido
b) Glicogênio é armazenado nos músculos esqueléticos e no fígado. Amido pode ser armazenado na raiz (mandioca), no caule (batata-inglesa) e nas sementes (milho).


4-Plantas e fungos não produzem colesterol, mas sintetizam outros esteróides. Sobre tais substâncias, responda:
a)Cite um exemplo de um esteróide produzido por vegetais e explique sua relação com o metabolismo de cálcio e fosfato no organismo humano.
b)De que maneira tal esteróide é ativado .


RESP.:
a)O esrgosterol é um esteróide sintetizado em vegetais, sendo uma forma inativa da vitamina D2 ou calciferol que promove a absorção de cálcio e fosfato no organismo humano, contribuindo para a formação e manutenção dos ossos.
b)Através de Raio Ultra Violeta do Sol em horários adequados.


5-As glândulas supra-renais produzem hormônios esteróides, representados principalmente pelo cortisol, denominados glicocorticóides. Tais hormônios funcionam no metabolismo geral dos carboidratos regulando dois importantes fenômenos hepáticos. Cite quais são esses processos e explique a relação antagônica com a insulina.


RESP.: Os processos que ocorrem no fígado são a Gliconeogênese, que é a formação do glicogênio no fígado a partir da glicose pela degradação bioquímica de lipídios e protídios. O outro processo é a Glicogenólise,que é o desmembramento do glicogênio em moléculas isoladas de glicose , que são , de imediato, lançadas na corrente sanguínea.Tais processos são regulados pelos hormônios glicocorticóides produzidos pelas glândulas supra renais, sendo o principal exemplo o cortisol.Com isso, os glicorticóides desempenham um papel antagônico ao da insulina pois, enquanto eles lançam glicose no sangue , a insulina promove a retirada desse açúcar da circulação sanguínea.

2 comentários: