Seja bem-vindo. Hoje é

Você relaxa com sussurro? Entenda o que é ASMR



É tarde da noite. A página começa a tocar o vídeo. Imediatamente, percebe-se que o volume do som ambiente domina seus ouvidos. O silêncio é interrompido pelo sussurro gentil de uma voz feminina – ou masculina – e um ritual de movimentos regidos por ruídos familiares: plástico bolha, caixa de papelão, até talheres de cozinha. O objetivo é claro: provocar o relaxamento do corpo. Combine uma noite sem sono e copos de leite quente sem efeito para iniciar-se em uma relaxante experiência estimulada pelo uso das redes sociais. 

Descrever o ASMR é uma tarefa difícil.   Na  prática,     pode     ser
traduzido como um tipo de sensação de relaxamento e arrepio nas regiões da cabeça, nuca e no couro cabeludo, que é disparada quando você ouve fazendo movimentos ou ações delicadas e minuciosas, por meio de sons suaves. O nome original em inglês é menos amigável do que pseudocientífico: Autonomous Sensory Meridian Response, ou Resposta Involuntária Sensorial, em tradução livre. Mas não ligue para o nome pomposo. O que vale é o feeling.

Não que o ASMR seja novo. É provável que a maioria de nós já tenha o experimentado em ocasiões anteriores e bem distantes do teclado e monitor. No cabeleireiro, durante a lavagem do cabelo. Observar uma pessoa completar uma tarefa, como abrir um pacote, desembrulhar um presente ou procurar um objeto em uma bolsa. Até mesmo a exposição ao modo de falar de alguém pode provocar os efeitos do fenômeno. Existe um elemento de introspecção íntima que é inseparável do ASMR.

O fato é que um número crescente de material relacionado pode ser visto no Youtube e a moda não pára por aí. Comunidades, fóruns de discussão, até mesmo um website dedicado à pesquisa e ao estudo do ASMR dão pistas sobre sua relevância além dos limites do prazer pelo prazer de relaxar. No Brasil , o assunto não é muito conhecido por parte dos canais regionais. Mas não é impedimento para deixar de experimentar os seus efeitos. E a julgar pelo número de visualizações dos vídeos de ASMR, muito brasileiro já deve curtir essa onda.

Mas é necessário atenção. Embora muitos não consigam compreender como um vídeo silencioso de 10 minutos para abrir uma simples caixa de iPhone pode ganhar mais de 10 mil views, há relatos de situações inesperadas após o uso contínuo e prolongado do ASMR. Sendo uma experiência sensorial e submetida ao rigor das sensações humanas, além de considerar o efeito relaxante que proporciona, há um risco de dependência, como informa um jornalista do Huffington Post. De qualquer maneira, se for embarcar nesta viagem, não se esqueça de pôr um bom fone de ouvidos e selecionar a reprodução em HD.

Um canal do youtube que é um ótimo exemplo de ASMR é GentleWhispering, sempre apresentado por Maria.








Fonte: http://blog.vianews.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário