Seja bem-vindo. Hoje é

Pesquisa mostra que bocejar resfria cérebro e melhora a concentração‏

A revista americana 'New Scientist' divulgou um estudo que afirma que o ato de bocejar, ao contrário do que muitos pensam, não serve para preparar o corpo para dormir, mas funciona como um mecanismo que evita o sono. A pesquisa foi realizada por um grupo de psicólogos da Universidade Estadual de Nova York, em Albany.

Os estudiosos Andrew Gallup e Gordon Gallup, analisaram a respiração de 44 alunos de faculdade e contaram as vezes que cada um deles bocejou ao assistir filmes de outras pessoas bocejando. Os pesquisadores chegaram a conclusão de que a circulação de sangue no organismo humano melhora com o bocejo e, com (...)
isso, a atenção também. Eles acreditam que isso explica o fato de o bocejo ser tão contagioso, pois é o que faz com que a concentração de todo um grupo melhore.

Andrew e Gordon fizeram com que os estudantes respirassem de quatro formas: apenas pela boca, apenas pelo nariz, com um plugue tapando o nariz ou normalmente. No grupo dos que respiraram pelo nariz ninguém bocejou. No dos que respiraram normalmente, 50% bocejou ao ver outros fazendo o mesmo.

Os pesquisadores também dividiram o grupo analisado entre os que usavam uma bolsa quente na testa e os que usavam uma bolsa fria. Eles concluíram que quem assistia aos filmes com uma bolsa fria na testa não bocejava e quem assistia com uma bolsa quente ou em temperatura ambiente bocejava normalmente. Eles afirmaram que o cérebro trabalha melhor quando mais frio e chegaram a conclusão de que respirar pelo nariz pode ser mais eficaz para resfriar o cérebro, devido ao envio de sangue frio que os vasos sanguíneos nasais enviam para a cabeça.


Fonte: http://www.elnet.com.br/canais_interna.php?materia=2492           

Nenhum comentário:

Postar um comentário