Seja bem-vindo. Hoje é

Cuidado: Luz do computador pode causar manchas na pele



As pessoas geralmente se preocupam apenas com a luz do sol, e muita gente só lembra do protetor solar quando vai a praia. Mas o cuidado deve se estender até dentro de casa ou do escritório. A mancha na pele de que falamos, conhecida como Melasma é causada também por lâmpadas flourescentes, a luz do monitor do computador e da televisão (vista muito de perto) e por aí vai.

O melasma é são aquelas manchas acastanhadas que surgem no rosto, ................... normalmente nos dois lados da face. É causada pela produção excessiva de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Possuem formatos irregulares e apesar dos esforços da medicina, a cura ainda não existe. Assim, o que os profissionais da área podem fazer é orientar a prevenção diária, independente da época do ano, estando ou não exposto ao sol.

O melasma é uma doença predominantemente feminina por estar relacionada ás alterações hormonais causadas pelo uso de anticoncepcionais, pela gravidez e pela exposição excessiva ao sol. O aparecimento das manchas ocorre porque os melanócitos, células que contêm a melanina (o pigmento que dá cor à pele), quando estimulados por algum desses fatores, passam a produzir muita melanina, causando uma desordem pigmentar.

Os raios UVB do sol não são os únicos tipos de luz prejudiciais para a pele. Além do sol, a luz visível, emitida, geralmente por lâmpadas fluorescentes, como as que iluminam ambientes internos, ou a luz do computador e da claridade que entra através da janela, pode, sim, pigmentar e envelhecer a pele. É claro que a exposição a este tipo de iluminação não é tão agressiva quanto a luz do sol. Oito horas de exposição à luz artificial em ambientes fechados equivale a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar em um dia claro de verão. Parece pouco, mas se imaginarmos que pessoas passam horas e horas por dia durante anos trabalhando dentro de escritórios, essa quantidade pode significar estragos para a pele.Isto por que, essa luz é capaz de produzir radicais livres, que provocam alterações nas células, principalmente, nos melanócitos (células da pigmentação) e nos fibroblastos (produtores de colágeno).

A luz visível e a luz infravermelha de luzes interiores e fontes de calor têm se mostrado grandes causadores de melasma. UVA, infravermelho e luz visível de halogênios, lâmpadas fluorescentes descoberto, telas de computador, saunas e até mesmo o calor da cozinha, pode causar Melasma, especialmente com regularidade, a exposição desprotegida.

Portanto, cuidado: A luz emitida pela tela do computador pode SIM causar manchas na pele. O ideal é usar filtro solar sempre!

O melasma ainda não tem cura.

Porém, nem tudo está perdido, pois existe um tratamento contra o Melasma. É baseado em uma associação das seguintes substâncias: a hidroquinona como agente clareador, a tretinoína e um corticóide de baixa potência. A composição atua sobre a doença inibindo a produção desenfreada de melanina, renovando as células e clareando as manchas da pele.

O uso correto desta nova composição, pode fazer desaparecer as manchas, mas é preciso manter os cuidados para a continuidade do efeito.

Portanto, o ideal é evitar o sol, usar chapéu e protetor solar de, no mínimo, 30 FPS, além de manter o acompanhamento com o dermatologista, pois como o melasma não tem cura, precisa ser controlado.

Segundo site Dermatologia.net o tratamento também pode ser feito com peeling utilizando o ácido salicílico como agente esfoliante.

2 comentários:

  1. vc é genial.meus parabens!!!!!!!!!!obrigada pelas informaçoes!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Boa noite, estou desenvolvendo um projeto q fale sobre a importância do uso de foto proteção, pode me informar de onde colheu todos esses dados sobre sua pesquisa?

    ResponderExcluir