Seja bem-vindo. Hoje é
Queridos visitantes, as respostas dos exercícios estão no canto superior direito no marcador GABARITOS. Abraços!!!!!

É a primeira vez que se consegue criar um órgão tridimensional em laboratório usando apenas essas células


Cientistas do Japão relataram nesta quarta-feira (3) ter conseguido, com sucesso, transformar um coquetel de células-tronco nos primeiros fígados funcionais do mundo.

Entenda o que são células-tronco

Os minúsculos fígados foram criados em laboratório e transplantados em camundongos, onde cresceram e começaram a exercer as mesmas funções de um fígado humano, incluindo o metabolismo de medicamentos e a produção de proteínas específicas deste órgão.

Embora os fígados experimentais sejam muito básicos – eles não têm todas as características de órgãos maduros –, é a primeira vez que cientistas conseguem desenvolver um órgão tridimensional em laboratório usando apenas células.

(Fígados crescem em placas de Petri: órgãos têm cerca de 5 mm de largura, ou a metade da altura de um Lego)

Experimentos anteriores conseguiram desenvolver órgãos usando células-tronco mescladas ao tecido de um doador ou a partir de algum tipo de material artificial. 

“É uma estratégia diferente para criar tecidos e órgãos”, disse Anthony Atala, diretor do Instituto Wake Forest de Medicina Regenerativa, em Winston-Salem, Carolina do Norte. 

“O trabalho é muito importante, pois permite estudar como os órgãos são criados e como eles dão origem a complexos sistemas mais funcionais”. 

Cientistas afirmam que conseguiram manter a flexibilidade natural da cartilagem


Cientistas americanos dizem ter dado um passo na direção de produzir uma orelha humana completa em laboratório, a partir de células de um paciente.

Em uma nova experiência de engenharia de tecidos, os pesquisadores conseguiram desenvolver uma orelha humana com tecido animal.

O substituto artificial tem a flexibilidade de uma orelha real, dizem os pesquisadores do Massachusetts General Hospital, em Boston, Estados Unidos.

A técnica pode um dia vir a ser usada para ajudar pessoas que tenham perdido ou deformado a orelha, eles acreditam.

A engenharia de tecidos é um campo crescente na ciência médica, no qual órgãos substitutos são feitos em laboratório. Anteriormente, os pesquisadores haviam produzido um ouvido artificial, do tamanho do de um bebê, no dorso de um rato.

Cérebro humano produzido com células-tronco, do tamanho de uma ervilha, mas não consegue pensar


Estruturas do tamanho de ervilhas foram criadas a partir de células-tronco e células de pele

Miniaturas de "cérebros humanos" foram desenvolvidos em laboratório por cientistas austríacos, em um feito que, segundo especialistas, pode transformar nossa compreensão sobre males neurológicos.

As estruturas criadas, que são do tamanho de ervilhas, alcançaram o mesmo nível de desenvolvimento de um feto de nove semanas, mas são incapazes de pensar.

Segundo os cientistas, que são do Instituto de Biotecnologia Molecular da Academia de Ciências Austríaca, elas reproduzem em laboratório algumas das etapas iniciais de desenvolvimento cerebral.

O cérebro humano é uma das estruturas mais complicadas existentes no universo. O estudo, publicado no periódico Nature , já foi usado para ampliar a compreensão a respeito de doenças raras.

Desenvolvimento

Os cientistas usaram células-tronco embrionárias ou células de pele adulta para produzir a parte do embrião que se torna o cérebro e a espinha dorsal - o ectoderma neural.