Seja bem-vindo. Hoje é

Bahia inicia uso de inseto transgênico contra dengue

Em busca de um novo método para a erradicação do mosquito Aedes aegypti, pesquisadores estão soltando uma versão transgênica do inseto em bairros de Juazeiro (BA). O bicho geneticamente modificado gera filhotes que não chegam à fase adulta - a Malásia colocou a mesma prática recentemente.

A iniciativa, coordenada pela bióloga Margareth Capurro, pesquisadora da USP, foi aprovada pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança). Os cientistas misturam material genético de drosófilas, conhecidas popularmente como moscas-das-frutas, ao do A. aegypti.

A transformação faz com que seus filhotes produzam uma proteína que causa sua morte ainda no estágio larval ou de pupa (a fase de casulo).

Em laboratório, os embriões são produzidos pela Biofábrica Moscamed, em Juazeiro (BA), e .........

Proteína é fundamental para a prevenção do esquecimento



MADRI - Um estudo internacional desenvolvido na Escola de Medicina Monte Sinai, em Nova York, demonstrou em cobaias animais que a proteína IGF-2 é fundamental nos processos de consolidação da memória e de prevenção do esquecimento.

Uma das responsáveis pela pesquisa, publicada na revista Nature, Ana García-Osta, do Centro de Pesquisa Médica Aplicada da Universidade de .........

Programação neurolinguística ajuda a passar no vestibular



Quer passar no vestibular? Então prepare-se um processo longo em que a disciplina e o controle emocional serão seus fiéis escudeiros rumo à aprovação. É uma fase em que se sai melhor quem tem mais consciência de seus limites e consegue domar a ansiedade sem deixar de levar a sério a rotina de estudos.

“Saber apenas o conteúdo não é suficiente para ter sucesso numa prova. As pessoas podem ser sabotadas pela memória e normalmente não sabem trabalhar com isso”, afirma o professor Armando Moucachen, Master em Programação Neurolinguística sistêmica com ênfase em vícios e compulsões.

Acostumado a lidar com adolescentes pressionados pelos pais e por si próprios........

Cuidado: Luz do computador pode causar manchas na pele



As pessoas geralmente se preocupam apenas com a luz do sol, e muita gente só lembra do protetor solar quando vai a praia. Mas o cuidado deve se estender até dentro de casa ou do escritório. A mancha na pele de que falamos, conhecida como Melasma é causada também por lâmpadas flourescentes, a luz do monitor do computador e da televisão (vista muito de perto) e por aí vai.

O melasma é são aquelas manchas acastanhadas que surgem no rosto, ..........

Luz do quarto pode impactar sono, pressão, temperatura e diabete

 
Um novo estudo publicado na revista científica Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, da Sociedade Americana de Endocrinologia, mostra que a iluminação do quarto durante a noite exerce um efeito profundo sobre o hormônio melatonina, cuja supressão pode influenciar a qualidade do sono, a pressão arterial, a regulação da temperatura e o risco de diabete.

A melatonina é produzida à noite pela glândula pineal, no cérebro. Além de seu papel na regulação do ciclo vigília-sono, ela tem se mostrado capaz de.........