Seja bem-vindo. Hoje é

Técnica reduz obesidade sem cirurgia


Colocação de revestimento plástico no intestino impede absorção de alimentos e leva à perda de até 30% do peso


HC de São Paulo está testando a intervenção com 78 pacientes; prótese também ajuda a controlar o diabetes


Um novo procedimento pode ajudar pacientes obesos a perder peso e até evitar a cirurgia de obesidade, além de controlar o diabetes.


Trata-se de uma técnica endoscópica, que insere via oral uma espécie de revestimento de 62 centímetros no início do intestino delgado da pessoa. Isso impede a absorção de comida naquela região. O alimento, então, vai do estômago diretamente para a porção final do intestino.


A técnica vem sendo testada com sucesso há mais de um ano no Hospital das Clínicas de....

Possível ligação entre Mal de Parkinson com Vitamina D


Estudo conduzido por pesquisadores americanos sugere que pessoas com Mal de Parkinson podem ter deficiência de vitamina D. A equipe da Universidade Emory examinou os níveis dessa substância em 100 voluntários com o problema, além de 100 participantes com Alzheimer e 100 idosos saudáveis. De acordo com o trabalho, 55% dos pacientes com Parkinson apresentaram níveis insuficientes da substância. Esse índice foi de 41% entre os portadores de Alzheimer e de 36% entre o grupo saudável.

Os autores do estudo, publicado na revista Archives of Neurology, não precisaram se a deficiência da vitamina D é a causa da doença ou resultado dela. A substância pode ser encontrada em alguns alimentos, como salmão e atum, mas sua principal fonte de absorção é a luz do sol. Uma das teorias científicas para essa relação entre a vitamina D e o Parkinson defende que as pessoas ficam vulneráveis à substância porque sua condição não lhes permite passar muito tempo em áreas externas. Porém, outros cientistas acreditam que baixas taxas de vitamina D estão relacionadas à causa da doença.

O que muda no corpo com o tempo


Clique uma vez na imagem para aumentar o tamanho, logo em seguida clique novamente na imagem para melhorar a definição.

Consequências do vazamento de petróleo no Golfo do México


A mancha negra que se estende sobre o Oceano Atlântico, numa área equivalente a onze vezes a cidade do Rio de Janeiro, é a imagem da maior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos. O vazamento de petróleo cru e de gás no Golfo do México causou, além de danos ao meio ambiente, perdas econômicas e políticas para o governo de Barack Obama. E como todas as tentativas de conter o vazamento falharam, a mancha deve se alastrar por mais um mês, agravando a situação. ......

Radicais livres: os vilões das células


O que são?



São moléculas transitórias que buscam estabilidade em outras moléculas, átomos ou compostos íntegros do corpo humano. Sua instabilidade é devido a um número ímpar de elétron na sua órbita externa. Dessa forma, eles são altamente reativos, capazes de provocar alterações na composição química das células em um...

Comer ovos previne a cegueira

Ingerir um ovo ao dia provoca um efeito positivo no organismo, elevando ao dobro os níveis de um tipo especial de antioxidante que ajuda a proteger a retina do olho.
Apesar de ser uma das fontes mais baratas de vitaminas, proteinas e minerais, permaneceu toda a...

Pesquisadores criam vírus HIV sintético


Pesquisadores das universidades federais do Rio e de Pernambuco e também da USP anunciaram a criação, em laboratório, do vírus HIV artificial. A utilidade é para a fabricação de uma nova medicação para os...